Não sabe o que fazer em um dia de escala em Dubai ou Abu Dhabi?!? Minha resposta é rápida: conhecer a Sheikh Zayed Grand Mosque.

Sheikh Zayed Grand Mosque não é uma mesquita, mas sim uma obra de arte com detalhes impressionantes. Um ponto turístico “must go”! É considerada a oitava maior mesquita do mundo, mas duvido que alguma supere sua beleza. São mais de 1000 colunas, lustres banhados a ouro tendo no salão principal um dos maiores lustres do mundo com 10 metros de diâmetro, 15 de altura e 12 tonelas e o maior tapete feito à mão do mundo por mais de 1200 artesãs medindo 5,627 m2  e pesando 47 toneladas. As paredes são esculpidas em mármore. Um trabalho manual encantador! 
Para entrar no interior da mesquita as mulheres devem com as pernas, ombros e cabelos cobertos. Um exemplo de uma roupa confortável seria um vestido longo, jaqueta e um lenço para cobrir os cabelos. Como no dia que fui estava 41ºC preferi ir com meu vestido curto e usar a abaya que a mesquita fornece gratuitamente para os visitantes. A entrada dos homens é bem mais simples. Calça + blusa tshirt ou polo já são suficientes.

Lustres inacreditáveis! Muito brilho e muito glamour!

Parede linda com flores esculpidas em mármore. A foto não transmite 10% da beleza e riqueza dos detalhes!

 De perto!

Se sua escala no aeroporto de Dubai for longa, vale a pena alugar um carro e ir até Abu Dhabi bate e volta apenas para visitar a mesquita (bem mais interessante que ir para o Dubai Mall). Mas lembre-se: são 140km de estrada! Como a estrada é larga, tranquila e bem sinalizada a viagem dura uns 60 minutos. Se a escala for em Abu Dhabi é ainda mais simples. O táxi na região é barato, então basta combinar com o taxista de esperar vocês no tour para retornar no mesmo carro.
A mesquita fecha para visitação. Portanto, vale a pena dar uma olhada no site para se programar szgmc.gov.ae.