O Le Manjue Organique é um restaurante que agrada a todos. A todos mesmo! Dos amantes de um estilo de vida saudável aos ainda não adeptos a esse delicioso mundo saudável. A casa que fica na Vila Conceição ganhou um visual moderno depois da última reforma e super adequado a proposta do restaurante. Quem comanda com maestria as panelas é o chef Renato Caleffi que consegue unir lindamente a gastronomia funcional (saúde) ao sabor (e que sabor!) com uma pegada gourmet espetacular.

Sem rodeios… Vamos as delícias!

Tudo começou com uma mini sopa de cenoura com anis estrelado. No ponto! O perfume do anis é maravilhoso!

Em seguida, mini mimos do chef: mini sopa de abóbora com gengibre, saladinha de quinoa e frango thai levemente picante em cesta crocante. Que afago gostoso rss.
  

  
Close no tabule de quinoa. Molhadinho! Delicioso!
 

Fiquei louca com as saladas e queria pedir uma de cada. Numa escolha acertada comi uma das melhores saladas da vida: a salada Angra dos Reis. Camarões grelhados, cubos de abacaxi fresco com molho de cebola confit em caramelo de aceto, folhas verdes com creme azedo com curry, salpicado de pistache. Uau! Arrematou meu coração! A salada é tão deliciosa quanto nossa querida Angra dos Reis.

 

Essa merece um close! Na verdade mereceria também um replay semanal, mas pena que não moro em Sampa…

 

Essa salada poderia ser o prato principal porque é super completa. Gordura boa, carboidrato, proteína e muuuuita fibra.

Como não posso ir sempre no Le Manjue decidi dividir um prato principal. As opções para prato principal são maravilhosas. Eu que sou super rápida na escolha, demorei muuuuito para escolher. As combinações são super criativas, apetitosas e saudáveis. Para facilitar minha vida, decidi provar a especialidade da casa na época: a jambalaya.

A jambalaya é um prato à base de arroz que pode ter consistência cremosa ou mais sequinha. Na versão original da Louisiana o prato é picante e gorduroso. Mas, na adaptação do Chef Renato Caleffi os jambas (intimidade) são feitos com arroz integral. Ponto importantíssimo! Amo risoto, mas por ser feito com arroz branco (carboidrato simples) dificilmente é minha opção. Fiquei feliz em saber que no Le Manjue posso comer o primo rico do risoto. É juntar o útil ao agradável rss. A decisão de qual jamba escolher também não foi fácil, mas o alho negro do Jambalaya de alcachofra com camembert, alho negro e avelãs (coração de alcachofra com arroz cateto, queijo camembert orgânico, avelãs, alho negro e pimenta de biquinho; acompanha azeite de macthá) me hipnotizou porque não é em todo lugar que podemos nos dar ao luxo dessas pérolas negras.

O alho negro (assim como o branco) possui atividades anti-inflamatórias, antioxidante, hipoglicemiante e hipocolesterolêmica. O alho negro é produzido a partir do envelhecimento do alho fresco em alta temperatura (70°C) e alta umidade (90%UR). Alguns estudos sugerem o alho negro tem um potencial antioxidante maior que o alho comum, mostrando que o longo processo de maturação não altera suas características funcionais. No alho negro, temos apenas o paladar agradável do alho. Seu sabor é adocicado, caramelado, muito suave. Amargor e ardência são características ausentes nessa joia rara.

Close no alho negro!
 

Hoje não existem muitas opções de jambalayas (apenas a de camarão com banana – que deve ser uma mistura espetacular), mas as opções de prato principal estão bem mais interessantes. Não vou escrever as opções, mas digo que todos os pratos de peixe são nutricionalmente corretos, assim como os 98% restantes do cardápio. Difícil errar estando ali!

Finalizando…  Pedi um  “brigadeiro surpresa” feito com polpa de banana verde, leite condensado, chocolate belga e calda de pequi. Sobremesa é geralmente a etapa que pulo, mas queria provar para mostrar que é possível melhorar a qualidade nutricional de alguns doces. É possível comer um brigadeiro adaptado super gostoso. Já provei algumas versões adaptadas, mas nenhum tinha chamado atenção do meu paladar.  O chef acertou no ponto. O doce tem cara de doce e é super gostoso.
 

 

O Le Manjue é um restô precioso do nosso Brasil! Servir sabor e saúde não é para qualquer um e quando é feito com excelência merece ser divulgado e visitado!

Todas essas delícias tem endereço: Rua Domingos Fernandes, 608 – Vila Nova Conceição – São Paulo