Indo direto ao assunto, no italiano CascarrabiaSantiago tive a experiência gastronômica mais fantástica da minha temporada no Chile! Um menu autoral com uma viagem aos quatro cantos do Chile. Só provando, ou melhor, degustando para entender!
Começando pelo começo rsss, a entrada do restaurante é lindíssima. Uma parede coberta com diferentes plantas com uma iluminação incrível abrem a grande noite.

No menu degustação o chefe Angelo Polloni nos leva a uma viagem completa pelo Chile. Em cada  um dos 9 pratos há um detalhe encantador de uma região do país. Esse menu me deu oportunidade de experimentar alimentos novos, exóticos e muito bem preparados. Amo muito uma novidade!
O menu vem a mesa nesse formato super criativo!!!

Para não ser injusta com a tradução do menu vou escrever em português e o nome do prato em espanhol – como no cardápio original.
O primeiro prato foi um fruto do mar chamado navajuelas com uma textura bem parecida com lula crua e um caviar cítrico de Tapioca (Crudo de navajuelas y caviar citrico de Tapioca)

Já no segundo tempo chegou o prato que gostoso da noite! Um robalo defumado com canela, purê de raízes e tallos (Robalo ahumado en canela, pasta de raíces y tallos). Perfeito é pouco para essa delicadeza! Ah, vale ressaltar as louças, peças e vidros que apoiavam e davam ainda mais vida a preciosidade servida. É lindo observar cada detalhe pensado com cuidado.
O terceiro prato um pastel aberto de caranguejo com um caldinho divino.  Pastel de jaiba, crocante de sal de mar, caldo frio. Um destaque da noite também!
O quarto prato nem parecia um prato de tão lindo. Chegou num clima de suspense com uma fumaça interna e um mini jardim. Uma obra de arte com um fruto do mar e bem gostoso enrolado nessa alga. O nome do prato é super pertinente a imagem: “micro clima del valle de Cahuil”
 

Para o quinto tempo experimentamos espécie de cogumelo bem gostosa com um molho muito bom que simulava uma terra, mas o sabor era super bom e nada arenoso. Bosque de hongo de pino

De pertinho! Olha o efeito dos cogumelos na “terra”.

Na sexta obra de arte (pq sim isso é uma obra de arte) experimentamos perdizes. Carne ultra macia e a decoração não preciso comentar…

Para finalizar os salgados uma filé de vitela ultra macio com um mais gostoso ainda purê de pastagem (oi?! é a tradução de pastizal rss) e frutos secos. Carne muito crua não é minha preferencia, me delicie com as bordas seladas e o purê perfeito de tão sedoso. “Filete de ternera puré de pastizal y frutos secos”
Fiquei imaginando como toda essa experiência terminaria. Afinal, um petit gateu ou qualquer sobremesa convencional não ornaria com toda a técnica e ousadia do menu degustado. E o chef Angelo Polloni conseguiu ser surpreendente nos doces e finalizar com louvor o menu degustação.
Iniciamos com uma textura de rocha (é isso mesmo que você leu: rocha =pedra) comestível com creme de rosa mosqueta. Parece louco, mas a rocha (esse pozinho preto) deu uma textura crocante maravilhosa para a sobremesa. Diferente e apaixonante!

“Textura de roca comestible con crema de rosa mosqueta”
 
Para terminar o show uma sobremesa bem gelada e refrescante de queijo chevré, maçã verde com flor de sal (“Chevré de cidra de manzana y queso de cabra). Eu amei o azedinho da maçã com as pitadas de flor de sal.

Que experiência fantástica! Recomendo de olhos fechados aos caçadores de novos sabores.
O menu degustação precisa ser solicitado com antecedência. Eu reservei daqui do Brasil via email. Quem busca uma excelente comida italiana em Santiago sem as excentricidades do menu degustação pode ir jantar sem medo. A comida e o atendimento do Cascarrabia são excelentes.
Ah! O restaurante só abre para o jantar. Durante o dia o chef fica encarregado de comprar os produtos frescos para assegurar a qualidade da sua comida.

Restaurante Cascarrabia – Vitacura – Santiago – Chile
Avenida Vitacura 4085
Telefone: 22064701

angelo@cascarrabia.cl

www.carcarrabia.cl