Nossa última dica de onde comer (bem) em Berlim é o fantástico  Nobelhart & Schmutzig. Um restaurante com estrela Michelin, cozinha criativa e autoral. Curiosamente, não tenho nenhuma foto do jantar. Como vocês podem ler na frente do cardápio, eles sugerem para não tirar fotos. Viver o momento e guardar memórias! E foi exatamente isso que fiz, mas confesso que a cada prato maravilhoso que recebia batia aquela vontade de registrar para mostrar a vocês. Como sou obediente, me controlei e curti toda a refeição com a câmera na bolsa. Um dos melhores jantares da minha vida está guardado do meu coração! Portanto, confie em mim. Quando em Berlim, não deixe de ir ao Nobelhart & Schmutzig! É imperdível!

onde-comer-berlin-restaurante-roteiro-berlin-blog-viagem-menu-viagem (5)Basta atravessar a porta de entrada para se sentir um outro universo. O restaurante é como uma grande mesa do chef com uma cozinha aberta no meio. Todos os clientes sentam em cadeiras confortáveis numa enorme mesa em U de onde é possível observar o ballet durante o jantar. Tudo é preparado na hora com utilização de produtos da Alemanha vindo de pequenos produtores. Traduzindo, comida local. Comida orgânica. Coisa linda! onde-comer-berlin-restaurante-roteiro-berlin-blog-viagem-menu-viagem (7)

 

onde-comer-berlin-restaurante-roteiro-berlin-blog-viagem-menu-viagem (2)

 

onde-comer-berlin-restaurante-roteiro-berlin-blog-viagem-menu-viagem (3)Nosso menu foram 10 pratos e cada prato é elaborado, servido e explicado por um membro da equipe. Sempre simpáticos e muito bem informados. É demais ver o entrosamento da equipe!onde-comer-berlin-restaurante-roteiro-berlin-blog-viagem-menu-viagem (8)

 

onde-comer-berlin-restaurante-roteiro-berlin-blog-viagem-menu-viagem (9)Antes do início do jantar eles perguntam sobre alguma alergia, intolerância ou se você não gosta de algo. O cardápio muda conforme a disponibilidade dos ingredientes. As bebidas são cobradas à parte e se você curte vinho, vai amar o sommelier de lá.onde-comer-berlin-restaurante-roteiro-berlin-blog-viagem-menu-viagem (6)

Não é um jantar barato, mas VALE A PENA cada euro investido. Tenho certeza que terás um noite inesquecível!

O restaurante fica bem cheio e só trabalha com reservas. Portanto, não deixe para última hora.

Já sabe seus dias em Berlin?!?! Vai lá e reserva logo. Amei real e oficial esse restaurante.

Ah, só funciona no jantar!

Fiz as reservas por email. Só conseguimos o horário das 18:30h e achei ótimo porque o jantar é longo (em torno de 3h que passam voando).

Nobelhart & Schmutzig

Friedrichstraße 218, 10969 Berlin, Alemanha

www.nobelhartundschmutzig.com/en