Há uma semana oficial do carnaval o Rio já está lotado de turistas. Tem gente de todo canto do Brasil e do mundo! Eu confesso que aproveito a época para fugir da bagunça dos blocos, mas adoro curtir uma boa mesa com os amigos.
Hoje lembrei de um restaurante italiano que amo no Rio de Janeiro e agrada a todos, o FRATELLI. A base do cardápio são as massas e pizzas, mas os peixes também são super frescos e deliciosos. Vou sempre ao Fratelli, mas meu coração é de apenas um prato: camarão VG com spaguetti de pupunha. Babo só de pensar!!! Ah, também já experimentei a pizza sem gluten da casa e curti bastante.

Há duas unidades do Fratelli no Rio de Janeiro. Uma em frente a praia da Barra da Tijuca e a outra fica localizada a uma quadra da praia do Leblon. Na Barra o espaço é mais rústico (foto acima), enquanto no  Leblon é mais moderninho, tem dois andares e é o ambiente é bem clean. Frequento os dois restaurantes e nunca percebi nenhuma diferença na execução dos pratos (olha que eu repito bastante a mesma opção rsss). O atendimento de ambos é sempre muito bom!

 

 

Voltando ao pupunha minha paixão…

O palmito pupunha (além de delicioso) tem uma quantidade baixíssima de carboidrato (perfeito para o jantar – principalmente quanto jantamos em horário avançado), contém ferro, potássio (auxilia no controle da pressão arterial), magnésio, cálcio, vitaminas e uma boa fonte de fibras (ou seja, retarda a absorção dos alimentos reduzindo o índice glicêmico da refeição e traz saciedade). Tudo de bom!!!
No Fratelli o spaghetti  de pupunha é guarnição da picanha, mas sabiamente eu faço um troca troca. Escolho o prato com camarão VG grelhado com alho, salsa, conhaque e molho de tomate e risoto ao creme de parmesão e peço para trocar o risoto pelo spaghetti de pupunha. Fica perfeito!!! Minha combinação resulta nessa delicia abaixo.

 

Outro dia… a mesma opção rsss.

 

Quando vou mais de uma vez em menos de quinze dias (sim, eu vou sempre, afinal é um porto seguro para um delicioso low carb noturno), troco o camarão por linguado. Não fica tão saboroso quanto o camarão, pois o tempero do camarão realça o sabor do pupunha, mas #ficaadica para quem não curte camarão ou está evitando o consumo para o tratamento de redução dos níveis de colesterol sanguíneo.

 

 

Há diversas opções para quem quer manter a linha saudável. Os mais conservadores podem optar pelo peixe assada em crosta de sal grosso servido com legumes ao vapor. Uma outra opção bem saudável para acompanhar o spaghetti de pupunha seria trocar o camarão pelo polvo refogado no azeite, cebola, tomate e vinho branco. Polvo + pupunha deve ficar divino também!!!
Fratelli
Avenida Lúcio Costa, 2.916
Tel: 2494-6644
Barra da Tijuca – Rio de Janeiro