O primeiro programa que reservei para a viagem à Itália foi uma aula de culinária. Queria viver a experiência e saber como os italiano se comportam na cozinha e qual a relação deles com a comida, muito mais do que aprender a cozinhar. Não que eu saiba tudo, mas para mim cozinhar vai muito além de executar uma receita. Nas pesquisas, encontrei boas indicações da aula de culinária do La Cusina Del Garga. Enviei um email para agendar e aproveitei também para fazer uma reserva para jantar no dia anterior a aula (já postado aqui).
Não preciso nem terminar o post para dizer que foi demais!!! Dona Chef Sharon (chef proprietária e mãe do chef Alessandro que comanda o restaurante) foi nossa mentora. A aula começou às 9h no mercado central de Florença (Il Mercato Centrale Firenze) onde Sharon comprou os vegetais fresquinhos…

 … e nos explicou um pouco sobre os muitos tipos que queijo de cabra

Olha a variedade dos queijos só de cabra!!!!
Em seguida, voltamos para o restaurante para colocarmos a mão na massa (literalmente). Os pratos da aula são preparações existentes no cardápio em vigor. Fizemos a salada de alcachofra maravilhosa que comi na noite anterior, um frango flambado com aspargos que viver, uma massa fresca com pesto (a mais gostosa da vida) e uma sobremesa incrível sem glúten e sem lactose de chocolate com flor de sal, azeite e orégano. Uma mistura que soa estranho, mas fica viciante de tão bom!
 

Fazendo branqueamento do aspargos. Aqui no Brasil fazemos o processo fervendo 3 minutos o vegetal e depois colocamos em uma bacia com água e gelo, mas a água da torneira estava tão gelada que não precisamos usar gelo. Quanta praticidade!!!

Flambando… Que perigo! Se Chef Sharon soubesse que já coloquei fogo em duas toalhas ela não faria isso perto de mim rsss. Jamais!

Os pratos prontos!!!

“The” sobremesa! Peróla negra feito apenas com chocolate amargo com leite de coco, flor de sal, uma pitada de alecrim fresco bem picadinho e um fio de azeite antes de servir. Bom demaaaais!

A aula termina com a degustação de todas essas delícias e 3 tipos de vinho (espumante, tinto e branco)
Fica minha dica de um programa super bacana e diferente em Firenze.
Fiz a reserva por email:info@lacucinadelgarga.it
Site: www.garga.it
La Cusina del Garga – Florença / Firenze – Itália