“Ode ao sabor” é o serviço de gastronomia personalizada da Maison de Campagne, localizada em ItaipavaRio de Janeiro. Esse lugar não teria conquistado meu coração de forma completa se a culinária não fosse boa. Confesso!

A Maison não tem um restaurante específico aberto ao público. A ideia é servir os hóspedes da melhor forma. Dos pequenos detalhes até os mais saborosos. Assim que fizemos a reserva e avisamos que gostaríamos de almoçar sábado e domingo na Maison, recebemos um questionário para marcar nossas preferências. Como gosto de surpresas, relatei os pratos que mais gostava e deixei por conta deles elaborar o cardápio final. Quem não gosta de surpresas gastronômicas, pode definir os pratos com antecedência.

Quem ama gastronomia, a história por trás de cada preparação e como tal prato surgiu vai amar esse serviço. Christian e Rodrigo sabem a origem de cada prato preparado e contam as histórias como ninguém. É uma aula saborosa! Uma verdadeira viagem ao sabor.

As fotos não traduzem o clima do nosso almoço. Uma comida baseada na comida francesa e extremamente saborosa sendo saboreada na serra ao som de pássaros. Inexplicável!

No sábado iniciamos com uma salada orgânica com um molho mostarda delicioso. A salada foi praticamente uma exigência minha rss.

Em seguida foi servido um Vol-au-vent de camarão surrealmente bom. Massa crocante… Recheio cremoso… Eu simplesmente começaria minha refeições todos os dias com essa iguaria.

De prato principal foi servido um medalhão com batatas. Seria simples se não fosse o molho Béarnaise que foi responsável por dar aquela bossa no prato.

Encerramos com chave de ouro e com uma pavlova ao coulis de frutas vermelhas. Uma sobremesa clássica, mas confesso nunca ter comido antes. Assumo também que comerei muitas vezes, porque achei ma-ra-vi-lho-sa. Crocante por fora… Macio por dentro… Incrível! Era o doce preferido da bailarina russa Anna Pavlova e passou a ser o meu também hehehe.

O almoço de domingo foi super especial. Começamos com uma mesa linda, montada com todo cuidado e carinho. Quando cheguei, me senti especial! Iniciamos com uma terrine de campagne maravilhosa feita ali mesmo na Maison. Só lembro de ter comido uma terrine tão boa assim em Paris.

O prato principal foi um bacalhau ao Brás pouco português e muito francês. Eu diria ter gostada mais da versão francesa do que da portuguesa, mas como parte da família do esposo tem o pé na terrinha, prefiro me calar e não causar discórdias. Para não causar problemas familiares vou dizer apenas que estava delicioso. Gostoso real!

Muito atenciosos, Rodrigo e Christian, me presentearam com um clássico da pâtisserie francesa chamado “Gâteau Opéra au Café et Chocolat” com creme inglês. Nossa, delicioso!

Os almoços podem ser servidos na sala ou na varanda. Para curtir os dois lugares, preferimos almoçar na sala e depois seguíamos para a varanda acompanhados de um bom café e muita conversa.

Como o serviço é personalizado, eles perguntam no momento da reserva se você deseja almoçar na Maison.

Não perca essa oportunidade! Como já conheço quase todos os restaurantes de Itaipava, me arrependi de só ter reservado o almoço na Maison. Almoçaria e jantaria ali mesmo e seria muito muito feliz.

Que final de semana!

Não vejo a hora de voltar! Na próxima vez quero curtir um final de semana no inverno.

www.maisondecampagneitaipava.com

maisondecampagneitaipava@gmail.com

Tel:  +55 21 995301599