Alimentação saudável não precisa ser monótona e muito menos sem sabor. Amo essa receita de lombinho ao molho de damasco porque além de deliciosa sempre surpreende os convidados. É simples, saudável e diferente ao mesmo tempo. Vamos ao trabalho!

Ingredientes para o marinado do lombinho

– Suco de 2 limões
– Salvia fresca (não é a desidratada)
– Tomilho fresco (pode usar o seco)
– 2 dentes de alho amassados
– Pimenta do reino
– Sal marinho a gosto

Para o molho de damasco

– 10 damascos
– 5 colheres de sopa de água
– mel (se preferir um creme mais adocicado)

Preparo da carne
Marine o lombinho por, no mínimo, 2 horas (o ideal é deixar a noite toda marinando nesses temperos dentro da geladeira). Sele a peça de carne na frigideira (grelhe/doure rapidamente) – essa etapa é importante para a carne não perde umidade dentro do forno e ficar ressecada. 
Leve a carne ao forno pré aquecido numa assadeira forrada. O tempo vai variar conforme o diâmetro do lombinho.
Preparo do molho
Ferve de 10 damascos em água fervendo até dobrarem de tamanho. Retire e coloque os no liquidificador com 5 colheres de sopa da água da fervura. Bata até obter a consistência desejada. Se preferir mais ralo, coloque mais água. Se errar e colocar muita água basta voltar com o creme para panela e deixar ferver para engrossar. Eu não adoço, mas se preferir mais docinho use mel.
Essa combinação fica super delícia. O molho de damasco também combina com frango grelhado, peru grelhado e medalhão bovino.

Use sua criatividade!