A 70km de Santiago, no Vale de Casa Blanca, fica a vinícola mais ecológica de Santiago: a Vinícola Emiliana! Um pit stop perfeito no caminho de Valparaíso e Vina del Mar.
vinicola-chile-dicas-santiago-menu-viagem-5
A história da vinícola começou quando José Manuel da Concha y Tora percebeu seus olhos vermelhos ao utilizar pesticidas na sua plantação. O primeiro passo da mudança foi a contratação do enólogo Álvaro Espinoza com experiência em plantio orgânico e desde então a vinícula vem se destacando pela excelente produção de vinhos orgânicos e biodinâmicos. O trabalho levado a sério já rendeu prêmios, como o Green Awards 2012 – The Drink Bussiness, e é cada vez mais reconhecida no cenário internacional.

DCIM107GOPRO

A filosofia da Emiliana é integrar a natureza e impactar o meio ambiente o mínimo possível. A agricultura biodinâmica interrelaciona os 3 reinos: mineral, vegetal e animal. Portanto, não espante com os inúmeros animais (galinhas dangolas…alpacas…) soltas pelos vinhedos. Dentro desse sistema cada animal tem um papel fundamental. As galinhas, por exemplo, combatem o Burrito de la vida, o principal inimigo das videiras.

Depois de conhecer a vinícola e todos os detalhes da produção dos vinhos orgânicos e biodinâmicos no tour guiado, hora da degustação!!!
vinicola-chile-dicas-santiago-menu-viagem-2
Escolhi o Tour Ge para degutar 5 vinhos e queijos (25.000 pesos – reservei por email). Uma opção interessante é o piquinique, mas como fomos no inverno não há essa opção. Porém fica a dica para quem for no verão. Escolha o “Degustaciones y más” e deguste seus vinhos num espaço montado na grama com toalha xadrez, pães, vinho, chocolate, queijos… É um lugar que merece ser degustado em câmera lenta. vinicola-chile-dicas-santiago-menu-viagem
 Em ação o vinho Biodinâmico Coyam, o mais famoso da casa e eleito o melhor blend chileno.

vinicola-chile-dicas-santiago-menu-viagem-3

Vista do terraço

Huevo: uma cuba ovóide que permite que as borras de depositem no fundo pelo movimento circular infinito promovido pela falta de angulação do equipamento.

Pit stop na lojinha da Emiliana para comprar vinho e mel.

vinicola-chile-dicas-santiago-menu-viagem-4

Amei o tour, os vinhos e toda a preocupação com o meio ambiente.
Voltaria (voltarei) novamente no verão para curtir com mais calma. A dica da guia é ir à tarde durante a temporada de verão, pois os tour a caminho de Vina del Mar passam pela vinícola na ida. Não deixe de fazer reserva antes de ir. É mais seguro!
Dica feminina rsss: se for no inverno vá bem agasalhado, mesmo que a previsão indique 17ºC. O lugar é bem frio!!!
Site: www.emiliana.cl
Email: wineshop@emiliana.cl
+ 56 (2) 2353 9151
+ 56 (2) 9327 4019