A comida tailandesa seria minha primeira aventura quando pensava em Bangkok. Do outro lado do mundo, os temperos, costumes e a forma de comer é bem diferente da nossa. Só de pensar nas pimentas minha boca já ardia rss.
Quando comecei a pesquisar indicações de restaurantes tailandeses tradicionais a grande maioria já passava um recado subjetivo: prepare-se! Vem pimenta das fortes por aí! Muita gente se aventura em barracas ou “street food” em busca da culinária local e muitos adquirem problemas gastro-intestinais durante a viagem, já que a condição de higiene nessas barracas são precárias (enfim, cada um com a seu gosto – eu diria coragem!). 
Continuei a busca e logo encontrei ótimas recomendações do restaurante Sala Rim Naam localizado dentro do luxuoso e tradicional hotel Mandarin Oriental. Uniu o útil ao agradável, afinal, eu também queria conhecer o hotel por dentro e a famosa decoração com orquídeas no hall principal. Conferi e é tudo isso de lindo que dizem por aí!
 Fonte: internet
O restaurante Sala Rim Naam fica do outro lado do rio Chao Phraya e é necessário utilizar o barco do hotel para fazer a travessia. Um charme só!
 Fonte: internet
O jantar no Sala Rim Naam é baseado na cozinha tailandesa super tradicional com um toque exótico para experimentarmos a gastronomia local. Uma culinária praticada pelas famílias em casa. Simples e saborosa. A experiência no restaurante é culturalmente completa com comida típica e show de dança e música que rola durante todo o jantar.

O menu degustação é fechado! Não é possível escolher as preparações e é justamente isso que é bacana para nos “forçar” a experimentar algo completamente fora do nosso hábito. A exemplo da entrada de melancia com peixe seco doce com ervas raladinho tipo uma farofinha por cima. Exótico, gostoso, mas eu jamais saberia se não estivesse ali no cardápio. Portanto, vá aberto a novas sensações e SE JOGA no menu degustação!!!
Existem duas preparações bem apimentadas são sinalizadas no cardápio. Pedi sem essas opções e decidi não experimentar, pois passo mal com excesso de pimenta. Preferi não arriscar meu dia seguinte rss.
Olha a tal melancia com peixe aí!!!!

O show vai acontecendo durante todo o jantar em sincronia com o excelente serviço do restaurante.

Esse “lombinho” com arroz jasmine está muito bom. O arroz na tailândia é mais papa que o nosso! Gostinho de comida caseira muito bem temperado.

A última etapa foi a que mais curti. Frango com especiarias tailandesa…
Legumes ao molho de ostra. Bom pacas!

O destaque fica para a sopa de camarão defumado com ervas locais. Perfeito!!!

E também para a macia e deliciosamente temperada carne bovina com curry verde, berinjela, manjericão e cogumelos.

Peixe  com chill e molho de tamarindo!

Finalizamos com docinho que amei por não ser muito doce feito com arroz doce com coco e manga e frutas da estação!

Era exatamente isso que eu gostaria de vivenciar! O que realmente os tailandeses comem no dia-a-dia. De uma forma bem preparada, coma atendimento top e todas a riqueza visual da Tailândia.
Um noite diferente de todas as que vivi em Bangkok. O show é bem turístico, mas afinal não somos turistas quando viajamos?! Curti bastante a produção, as roupas, as músicas, os instrumentos tocados ao vivo, a comida típica, o atendimento e todo cuidado desde a entrada no Mandarin Oriental para que tudo seja perfeito. E foi!!!
Depois do jantar, sugiro sentar na varanda, de frente para o rio e ficar por ali curtindo aquele visual maravilhoso para fechar a noite da forma mais mágica possível.

Recomendo muito para quem está vivenciando pela primeira vez a cultura e comia tailandesa.

Fiz a reserva por email: mobkk-sala@mohg.com

Site: www.mandarinoriental.com/bangkok

Sala Rim Naam – Mandarin Oriental Bangkok – Bangkok – Tailândia