Decidi o hotel do Atacama logo no início do planejamento da viagem ao deserto. Rápido! Eu simplesmente fiquei encantada pelo Tierra Atacama Hotel, mas como não sou precipitada li bastante sobre o hotel antes de bater o martelo. Vou começar falando sobre o hotel porque a hospedagem no Atacama define o perfil da viagem. Quando alguém me pede dicas sobre o Atacama a minha principal dica é: escolha um hotel que tenha uma excelente estrutura de excursão e gastronomia incluída. Não tenho dúvida que essa é a forma mais gostosa de aproveitar o deserto mais árido do planeta com muita mordomia e conforto!

Fomos de avião via Santiago e assim que chegamos no aeroporto de Calama já havia um funcionário do hotel nos esperando para irmos de transfer até o hotel que fica localizado em San Pedro do Atacama. Foi uma hora e pouco de viagem super tranquila curtindo o visual lindo do deserto. Apenas uma prévia do que veríamos na próxima semana!

Assim que chegamos ao hotel, o check in foi feito rapidamente e fomos para o quarto tomar um banho antes de nos encontrar com o concierge de expedições para montar o roteiro da nossa viagem de acordo com nossas preferência e tempo de estadia. 

Os quartos tem uma decoração rústica linda, bem espaçoso e com uma vista espetacular. Não vou mostrar todos os detalhes para não tirar o encanto da chegada rsss.
Banheiro com chuveiro interno e externo ao ar livre para tomar banho sob o mar de estrelas. O Atacama tem o céu mais estrelado que já vi. Maravilhoso!
Devidamente restabelecidos, voltamos a recepção para nos encontrar com o concierge de expedições. Antes de iniciarmos a viagem no mapa gigante, foi oferecido um lanche. Perguntamos quais seriam as opções e nos responderam: o que vocês quiserem. Que resposta perigosa hahaha. Rapidamente pedi uma salada com suco de frutas vermelhas. O serviço foi rápido e lanchei uma salada deliciosa enquanto planejava nossa viagem pelo deserto. Uhu! Comecei bem! 
O hotel tem sistema all inclusive para as refeições, bebidas e passeios. A diária incluí um passeio longo ou dois passeios curtos por dia. Na época que estava planejando a viagem, vi blogs indicando fazer 3 passeios por dia para visitar mais lugares durante a estadia. Sim, dependendo do local escolhido até é possível fazer 3 passeios. Mas por favor, não faça isso! Dois passeios curtos preenchem bem o dia, e te permite voltar no hotel para fazer uma boa refeição (a comida do hotel é deliciosa), aproveitar o spa, namorar, ler um livro na piscina, descansar ou simplesmente fazer um culto ao nada.

O hotel fica literalmente no meio do deserto! Cada canto foi muito bem planejado permitindo que mesmo com interferência humana a natureza exercesse o papel principal no cenário. 

Ao lado da piscina há uma hidromassagem para conversar, hidratar, beber um vinho admirando os vulcões.

O restaurante é super cool, aconchegante e todo de vidro com vista desobstruída. A comida do hotel é deliciosa (vou fazer um outro post), o atendimento é muito bom e solicito nas grandes e pequenas refeições. Além disso, o restaurante vira um ponto de encontro com os hóspedes, que no meu caso viraram amigos.
 
A vista para o vulcão e para a lareira externa do hotel que nos aquecia para apreciar o céu lotado de estrelas. Sempre espetacular!
Para fechar o post com chave de ouro, o querido suco verde cheio de graça no deserto mais árido do planeta. Eles nunca tinham um suco com verdura, mas depois de um pouco de insistência consegui convencer o funcionário desconfiado a fazer um suco com abacaxi, aipo, quinoa negra e rúcula. Ficou top! Bebi todos os dias e deixei a porta aberta para os próximos hospedes adepto ao sucão.

O hotel opera em sistema all-inclusive. O serviço não é de buffet, mas sim com cardápio bacanudo. Vou detalhar tudo no post delicioso a seguir!
Fiquei hospedada 7 noites!  Tempo ideal para fazer os passeios com calma e curtir bastante o Atacama. Entre 5 e 7 noites é o suficiente para desbravar o deserto e curtir o hotel e o spa. O hotel tem um custo alto, mas também um excelente custo benefício já inclui todas as (boas) refeições, bebidas, passeios e hospedagem.  Estrutura espetacular, decoração linda, comida top e super variada, guias muito bem humorados, simpáticos, cautelosos e muito bem informados. Sem falar que dessa forma é possível conhecer o Atacama sem riscos de perrengues super comuns em locais “exóticos”.
Eu amei o hotel!!! Voltaria sim e com certeza!!!

Tierra Atacama Hotel & Spa – San Pedro de Atacama
http://www.tierraatacama.com/photos.htm